Criativo ou inovador: existe diferença?

Inspiration concept crumpled paper light bulb metaphor for goodA criatividade, por ser subjetiva, pode ser difícil de ser medida. A inovação, não

Os termos “inovação” e “criatividade” são muitas vezes usados como sinônimos. Mas qual a diferença entre eles? Segundo o consultor em inovação Andrew C. Marshall, a principal diferença entre criatividade e inovação é o foco.

“Criatividade é sobre libertar o potencial da mente para conceber novas ideias. Esses conceitos podem se manifestar de várias maneiras, mas na maioria das vezes, eles se tornam algo que podemos ver, ouvir, cheirar, tocar ou sentir. Contudo, as ideias criativas também podem ser experiências pensadas dentro da mente de uma pessoa”, afirma Marshall no artigo no Business Insider.

A criatividade, por ser subjetiva, pode ser difícil de ser medida. A inovação, por outro lado, é completamente mensurável. O próprio termo “inovação” indica algo novo e diferente, mas a inovação não precisa, necessariamente, ser algo disruptivo. Se um processo consolidado é alterado e isso causa uma mudança positiva no produto final, que é percebida pelo consumidor, temos uma inovação.

“Inovação se trata de introduzir uma mudança a um sistema relativamente estável. É o trabalho necessário para transformar uma ideia em algo viável. Identificando uma necessidade que não era reconhecida, empresas podem usar a inovação para aplicar seus recursos criativos para criar uma solução apropriada e conseguir um retorno em seu investimento”, afirma Marshall. Dessa forma, a criatividade adquire maior valor quando é aplicada para sempre gerar. Criatividade é a ideia que atende a uma necessidade do consumidor, e a inovação é o processo de transformar essa ideia em realidade.

Segundo Marshall, muitas organizações buscam a criatividade, mas o que realmente precisam é perseguir a inovação: não faltam ideias, e sim o trabalho de colocar essas ideias em ação. “Criatividade é importante no mundo dos negócios de hoje, mas é apenas o começo. Empresas precisam incentivar a criatividade, mas é a inovação que paga as contas”, revela o especialista.

 

Fonte: Administradores